O poder da construção modular em meio à crise do coronavírus

O poder da construção modular em meio à crise do coronavírus

Diante da pandemia do coronavírus, o poder da construção modular tem sido revelado, principalmente pela rapidez e eficiência proporcionada por esse tipo de construção.

Hoje, estamos vivendo uma verdadeira corrida contra o tempo, especialmente para evitar o colapso nos sistemas de saúde. Em razão das altas taxas de contágio do coronavírus, milhares de hospitais, clínicas e sistemas de saúde já operam em sua máxima capacidade. No entanto, o colapso no sistema de saúde virou uma realidade em muitos outros casos, como na Itália, em março deste ano.

Embora faltem muitas respostas, uma coisa é certa: não estávamos preparados para enfrentar o coronavírus. Nesse sentido, fomos forçados a inovar, abandonar processos tradicionais e pensar novas formas para enfrentar tantos desafios. Dentre várias alternativas, a construção modular mostrou-se uma solução eficaz frente ao COVID-19, principalmente por tratar de um processo construtivo muito mais rápido e eficiente quando comparado às construções tradicionais.

Neste post, vamos revelar as contribuições da construção modular para a resiliência dos sistemas de saúde e enfrentamento do coronavírus.

O que está sendo feito

O mundo está se mobilizando para prevenir e minimizar os impactos do coronavírus. Por exemplo, muitos países têm investido na construção modular como alternativa para evitar o colapso dos sistemas de saúde, uma vez que ela possibilita a edificação rápida de hospitais de campanha.

O caso chinês virou referência no assunto.

Em fevereiro, a China construiu um hospital temporário de 34,000 m² em apenas 9 dias, para conter o vírus na cidade de Wuhan. A rapidez de construção impactou o mundo.

Mas como é possível uma construção tão rápida?

Há poucos anos atrás, construir um hospital em dias era algo inimaginável. No entanto, essa realidade mudou com o surgimento da construção modular, um método que permite a execução de tarefas simultâneas tanto no canteiro de obras quanto na fábrica, garantindo muito mais celeridade no processo construtivo. 

No caso do hospital de Wuhan, todos os módulos foram pré-fabricados e montados em etapas, à medida em que as peças chegavam das fábricas. Isso garantiu mais celeridade no processo e permitiu a edificação de um hospital totalmente equipado em apenas 9 dias.

O que a Visia pode fazer diante do COVID-19?

Graças a nossa tecnologia modular off-site, podemos explorar todo o poder da construção modular para fomentar a resiliência dos sistemas de saúde e contribuir no enfrentamento do COVID-19. 

Além da construção rápida de hospitais, a construção modular Visia é eficiente para a ampliação de estruturas da área da saúde como postos de saúde ou postos de triagem.

Módulo Para triagem
Módulo Visia como Posto de Auxílio ao COVID-19 em Florianópolis

Nossos módulos têm estrutura versátil e podem ter diversas funções, incluindo:

  • Extensão de postos de saúde;
  • Postos de triagem;
  • Postos de vacinação;
  • Estações de drive-thru para realização de testes do coronavírus;
  • Centro de distribuição de materiais como máscaras.

Portanto, podemos desenvolver uma série de projetos para ajudar empresas, governos e a sociedade civil no enfrentamento do coronavírus.

E depois que a pandemia passar?

Não sabemos quando, mas a pandemia vai passar. Quando isso acontecer, muitas estruturas construídas para conter a doença vão se tornar obsoletas. Por isso, já devemos pensar em formas de redestiná-las para um fim produtivo.

Temos uma boa notícia:

O reaproveitamento das estruturas é possível com a construção modular, graças ao poder de transformação dos módulos!

Como um dos pilares da construção modular é a sustentabilidade, todos os módulos podem ser facilmente transformados e adaptados. Eles têm um verdadeiro poder de transformação. Portanto, é possível reaproveita todas as estruturas de hospitais modulares e postos de auxílio para um fim produtivo.

Como funciona?

Os módulos podem ser facilmente remodelados para outro propósito.

Depois de desmontados e retirados dos locais onde serviram como auxílio ao COVID-19, podemos reutilizar suas estruturas ou ainda transportá-las para outras localidades. Por exemplo, é possível transformá-los em escolas ou unidades básicas de saúde. Além disso, também é possível reciclar o aço e outros materiais úteis usados e revendê-los às fábricas de construção industrializada.

O esquema abaixo ilustra como nossos módulos podem ser reaproveitados:

Reaproveitamento dos módulos depois da crise do COVID-19

Como você pôde perceber, o potencial de transformação e a rapidez de construção das estruturas modulares expande horizontes em momentos de crise.

Vamos enfrentar o COVID-19 juntos? Fale com o nosso time e explore o poder da construção modular com a Visia.

Avatar VISIA Construção Modular

Por

VISIA Construção Modular


Pioneirismo em Construção Modular - Tecnologia | Rapidez | Durabilidade