Construção modular off-site, o método construtivo que acelera obras até 4x

Construção modular off-site acelera obras até 4x

Construções rápidas, sem imprevistos e sustentáveis podem parecer um sonho. Mas tudo isso tudo é possível com a construção modular off-site.

Essa modalidade construtiva, que tem como características a agilidade e a mobilidade, está revolucionando a indústria da construção civil. Por isso, se você está pensando em iniciar uma obra ou quer mais praticidade e modernidade nas suas construções, precisa saber mais sobre o assunto!

Neste artigo, vamos abordar o que é a construção modular off-site, quais são as suas características e os seus diferenciais. 

Continue a leitura e saiba mais sobre essa inovação que tem conquistado o mercado em meio à crise do coronavírus,

O que é a construção modular off-site

A construção modular off-site é um método construtivo inovador em que as construções são fabricadas fora do canteiro de obras. Por isso, chama-se off-site, ou seja, fora do local de obras.

Como assim?

Com esse método, cerca de 80% da obra é feita em um ambiente industrial, por meio da construção de módulos. Quando pronta, é transportada para montagem no terreno de destino, onde é edificada de forma rápida e prática, conforme imagem abaixo.

A construção off-site é feita principalmente fora do canteiro de obras e posteriormente é instalada no terreno.
A construção off-site é feita principalmente fora do canteiro de obras e posteriormente é instalada no terreno. 

Construção modular off-site X Construção convencional

Agora que já conhece o conceito de construção off-site, você deve estar se perguntando: o que diferencia esse método da construção convencional?

Explicamos!

1 – Construção industrializada

A possibilidade de construção dentro do ambiente fabril permite a execução de diversas tarefas simultaneamente. Além disso, diferentemente de construções convencionais, esse processo construtivo passa por um controle rigoroso de qualidade, garantindo uma entrega rápida e segura.

2 – Mobilidade

A mobilidade é outra característica marcante dessa modalidade construtiva. Isso porque a construção e finalização dos módulos dentro de uma indústria permite o transporte da obra praticamente pronta para qualquer lugar do Brasil.

Além disso, considerando essa facilidade de transporte, pode-se dizer que a construção modular é o único sistema que permite a transformação e redestinação de um imóvel, mesmo anos após a sua construção. 

Entenda

Esquema sobre a transformação dos módulos.
Esquema sobre a transformação dos módulos

3 – Sustentável

A construção modular demanda menos consumo de energia, utiliza menos água e passa por um controle de resíduos e insumos. Assim, gera menos desperdício de materiais, quando comparada à construção tradicional.

Para completar, sua instalação rápida resulta em obras com menos sujeira e resíduos, reduzindo seus impactos no meio ambiente e na vizinhança.

4 – Curto prazo

A rapidez e o curto prazo para entrega são grandes diferenciais dessa modalidade construtiva que garantem obras até 4x mais rápidas e com menos riscos de atrasos climáticos, impactos externos e erros de execução, graças ao processo construtivo industrializado em um ambiente controlado e seguro.

E os benefícios não param por aí.

Todas essas inovações garantem orçamentos preciso, mais produtividade e a entrega no prazo previsto.

Conclusão

Em um mundo que clama por inovações, eficiência e sustentabilidade, não há dúvidas de que a construção modular off-site chegou para ficar.

Quer conhecer esse método construtivo promissor e entender como ele vai ajudar você a reinventar o conceito de construção? 

Fale conosco e descubra como podemos ajudar!

Por

Visia | Construção Modular


Tecnologia em Construção Modular | Rapidez e Durabilidade